Powered By Blogger

domingo, 12 de dezembro de 2010

TIPO ASSIM E OUTRAS COISAS

Olá amigos. Ando preocupado com o que está acontecendo com nossa língua pátria não só nas redes sociais, mas também nos meios de comunicação. A coisa está realmente séria e não consigo imaginar como as pessoas conseguem falar certas coisas que já viraram gíria.
É um tal de "tipo assim" pra lá, "meio que isso" pra cá e até mesmo a junção dos dois, o famigerado "meio que tipo"; até mesmo jornalistas estão com essa mania de dizer coisas sem sentido e que de forma alguma existem na Língua Portuguesa. Essas expressões devem ser evitadas porque simplesmente foram inventadas, são gírias como já disse, que tornam incompreensíveis uma conversa ou um texto. Devemos ter cuidado com o que falamos, escrevemos ou digitamos, pois nossa língua é nossa identidade, faz parte da nossa cultura e não devemos descaracterizar nossa própria cultura. 
Ao falarmos "meio que isso", "tipo assim", "quase que tipo" ou escrevemos "naum" ao invés de não, estamos na verdade assassinando nossa própria identidade. A rapidez de passar uma mensagem nas redes sociais não pode  ser desculpa para escrever errado, na minha opinião é preguiça e até um certo disfarce para os possíveis erros na escrita. O "então" vem antes de qualquer reflexão, de qualquer frase que possa ser dita, é só fazer uma pergunta e o sujeito vem com "então"... Não dá pra aceitar. E o pior é que às vezes vem junto com "assim", por exemplo: "então...assim..." Tosco demais. 
No ensino temos vários casos de redações que são uma verdadeira piada, de mau gosto, mas representam o que as pessoas andam fazendo com as palavras. Cabe a nós que primamos pelo português correto indicar o caminho certo a ser seguido, e o caminho é a boa escrita. Aqui neste espaço faço de tudo para ser o mais correto possível, pois como formador de opinião não posso me dar ao luxo de ser um assassino da Língua Portuguesa. Eu tento fazer minha parte.

Uma pane em Furnas provocou um apagão ontem em vários bairros do Rio, provocando um verdadeiro caos         e causando inclusive falta d'água em muitos deles. Fico a me perguntar se teremos esse problema no verão que se aproxima, já que isso não é fato novo. Será a visão do inferno já que existe a promessa de um verão daqueles.

E as festas de fim de ano batem a porta e as lojas estão cada vez mais cheias, as ruas estão um caos e o trânsito está um horror. Com o calor que tem feito tudo fica pior. Mas o interessante é como as pessoas vão às ruas com disposição para encarar tudo isso e ainda mantém o otimismo de que será um bom natal e que teremos um ano bom, parece que só mesmo o otimismo nos faz ter tanta confiança em dias melhores. 
Eu volto domingo.

FRASE DO CHINA:
"Hoje é dia de descanso. Mas ainda assim eu abro a pastelaria" - ES TY LING, chinês dono da pastelaria da esquina, de olho nas vendas de fim de ano.


PIADINHA DO BLOG:

                                        Erro de Expressão
A moça de família, bem de vida, se preparou toda para ir ao ensaio da Gaviões da Fiel.
Chegando lá, um dos mano suarento e banguela pede pra 
dançar com ela e, para não arrumar confusão, ela aceita.
Mas o mano suava tanto que 
ela já não estava suportando mais!
A moça 
foi se afastando, e disse:
- Você sua, hein!

Ele a puxou, lascou um beijo e respondeu:
- Tamém vô sê seu! Princesa! É nóis na fita! 



CAI O PANO.

Comunidade no orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=70727157
                                                 
O BLOG DO NEGROCHARME É ESCRITO AOS DOMINGOS, OU SE TIPO... ASSIM..ENTÃO...

                      



       

Nenhum comentário:

Postar um comentário