Diante da tragédia que dizimou centenas de pessoas na região serrana do estado do Rio, a maior constatação é da força que a natureza. Além da chuva intensa, vimos rios inundarem cidades, grandes pedras arrastadas pela água e destruindo casas e tudo o que estava pela frente.
Sabemos que o planeta está em constante movimento, sabemos que o aquecimento global está mudando as condições climáticas do planeta, mas a pergunta é: O que podemos fazer para minimizar as consequências de uma catástrofe como esta que aconteceu aqui no Rio? E mais, por que os governantes não investem mais em infra-estrutura, moradias para que não se tenha construção em áreas de risco?
Sabemos ainda, que contra a força da natureza pouco se pode fazer, mas podemos parar pelo menos de construir nas encostas dos morros, podemos parar de jogar lixo nas ruas, pela janela do carro e nos bueiros. Já é um bom começo para termos uma cidade mais limpa e assim diminuem-se as chances de enchentes e os riscos de alagamentos nas grandes cidades.
Ao poder público, cabe não ser omisso e não permitir construções irregulares pela cidade, fiscalizando e investindo em planos de políticas públicas para evitar inúmeras perdas de vidas. À população, cabe um maior respeito com a natureza, pois ela sempre mostrou que a sua força é maior que tudo.
Fica aqui a solidariedade com as famílias destas cidades, e também, meu pedido de oração a todos os amigos que visitam este espaço. Se pelo menos não puder ajudar com donativos, ore! Já será uma grande ajuda.
Hoje não termos a Frase do China e as Piadinhas do Blog. Até o próximo domingo.
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/chuvas-no-rj/noticia/2011/01/veja-como-ser-voluntario-na-ajuda-vitimas-da-chuva-na-regiao-serrana.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário