Powered By Blogger

domingo, 20 de novembro de 2011

NOSSA CONSCIÊNCIA


Hoje, Dia da Consciência Negra, não é apenas um feriado. Para muitos a data tem um significado muito importante, pois representa a luta por igualdade racial e social. Não é só contra o racismo que luta o povo negro, e sim, contra a injustiça social, contra o preconceito e o racismo que ainda imperam no país..
A luta de Zumbi foi uma tentativa à época, de inclusão dos negros na sociedade, foi uma luta contra os maus tratos, contra os desmandos dos Senhores de Engenho, que usavam de violência contra os negros. Foi uma luta contra o açoite, contra a chibata e contra a opressão e, o trabalho escravo. E essa luta persiste até hoje, pois a desigualdade racial se estende até à desigualdade social, como a falta de emprego, de melhores condições em saneamento básico, saúde e acesso a educação de qualidade. E isto reflete em toda sociedade.
A verdade é que vivemos novos problemas como a falta de oportunidades, e salários mais baixos para os negros, quando ocupam o mesmo cargo que os brancos. Ainda nos deparamos com a recusa de pessoas em entrar no elevador ao avistar um negro, ou até mesmo chegar ao absurdo de impedir o acesso do mesmo. Hoje luta-se para a inclusão do negro num cenário mais amplo, uma melhor imagem, que não seja só futebol e samba, mulatas em trajes seminus para recepcionar turistas e a violência nas favelas. 
Precisamos do sistema de cotas, mas precisamos mais ainda de ensino básico de qualidade e de uma formação escolar mais técnica, e assim preparar melhor para o acesso às universidades. Precisamos ter mais referências em todos os setores da sociedade, - o ministro Joaquim Barbosa é a maior delas no momento - precisamos dizer aos jovens que a luta de Zumbi não foi em vão, e nem tão pouco para virar apenas um feriado. 
Precisamos  cobrar das autoridades um melhor acesso das mulheres negras à exames de saúde, como os que detectam o câncer de colo do útero por exemplo. Precisamos dar um basta na ideia de inferioridade só por causa da cor da pele. Precisamos nos conscientizar todos os dias. Sejamos negros, brancos, índios.
Vale lembrar que não é só um feriado, e sim, uma forma de ressaltar a cultura, o valor e a luta de um povo que muito contribuiu para o crescimento de muitas nações.
Precisamos tirar as amarras deste tempo que mancha a história do Brasil e que deixa sequelas até hoje em toda a sociedade, precisamos limpar essa sujeira chamada racismo que ainda existe de forma clara, e não velada, que vivenciamos no cotidiano. Não é só um feriado! É sim, um momento de reflexão para todos, negros e brancos que desejam um país com mais justiça social e igualdade entre todos.
Salve a negritude! Salve todos os meus ancestrais! Viva a África! Esta nação que está enraizada em nossas vidas. Salve a capoeira! Salve a dança! Salve o Semba! Salve o Samba! Salve Jêje, Nagô e Angola! Salve os Orixás e o Candomblé! Salve a todo negro que deseja seu lugar ao sol, mas não fica deitado em berço esplêndido! Enfim, devemos ter a consciência de que temos muito por fazer, temos muito pelo que lutar para que tenhamos mais igualdade e respeito.
Salve o negro! Salve Zumbi! Salve Candeia! Salve Martinho! Salve Ivone Lara! Salve Joaquim Barbosa! Salve Donga! Salve o Semba! Salve o Samba!  
E para terminar, deixo aqui os versos de um belo samba imortalizado na voz de Dona Ivone Lara:
"Um sorriso Negro/um abraço Negro
Traz felicidade
Negro sem emprego/fica sem sossego
Negro é a raiz da liberdade"

O blog está voltando. Já está de cara nova! Até mais, negada!   

domingo, 13 de novembro de 2011

UPPs, DENUNCISMO E OUTROS PAPOS

Estou de volta! E mais uma vez, depois de uma longa parada, venho comentar os fatos e acontecimentos que nos cercam no dia a dia, no Brasil e no mundo. E volto a comentar sobre a pacificação de mais uma comunidade aqui no Rio de Janeiro.
Já havia falado há algumas postagens atrás, que só a ocupação e a implementação de UPPs não é a única solução para transformar a sociedade, e sim, somente uma revolução estrutural é que pode ser um recomeço. Somente ocupação com as forças de segurança, serve apenas para combater a criminalidade, mas sabemos que todo um investimento em infra-estrutura, como atendimento social, escolas, creches, saúde pública e o combate à corrupção, são fundamentais para uma sociedade mais justa.
E o combate à corrupção é um fator essencial para que o tráfico não se fortaleça, pois como vimos na última semana, policiais foram presos dando segurança aos bandidos que tentavam fugir da Rocinha. O dinheiro sujo do tráfico faz com que alguns maus servidores públicos, neste caso os da polícia, sirvam aos bandidos e não à sociedade. E aí, o Estado deve ser rigoroso, expulsando da corporação todos os policiais que estiverem contra a sociedade, pois estar do lado do tráfico, é estar contra nós cidadãos de bem.
E só para ficar claro, só existe corrupção por existir quem se corrompe. E pessoas de boa índole não se deixam levar pelo "jeitinho", pela desculpa de salário baixo ou outras coisas mais.
Não se pode só prender os chefões, ocupar com forças policiais e não investir no mais valioso material que existe dentro da sociedade: o material humano.

Essa onda de denuncismo que já vem de algum tempo no país, só tem um viés: a briga pelo poder. Quem está fora sempre se julga melhor, mais ético, mais justo do que quem está dentro. É assim desde tempos idos, desde que existe política no mundo. Porém, o escândalo das ONGs no Ministério do Trabalho fez com que a figura do ministro Carlos Lupi fosse posta à prova. Mas o que tem de ficar claro é que a denuncia não é contra o ministro, e sim, contra um suposto esquema dentro do próprio ministério.
E aí perguntaria você: - Ô Negrocharme, como é que o ministro balançou?
E eu respondo o seguinte: - Existe uma coisa na política chamada  "fogo amigo" e é o que está acontecendo lá pelas bandas do ministério de Lupi. Ou melhor, dentro do partido do ministro. E a você leitor, e sem querer defender ninguém aqui, fique mais atento ao que diz a mídia, ou pelo menos o que se joga na mídia. Nem tudo é transparente.
E para não dizer que não falei de flores, os sambas de enredo das escolas do grupo especial já foram gravados e já, já, o CD estará nas loja. E mais, os ensaio de rua e na Sapucaí já estão por vir. Eu, "que não gosto muito de carnaval", rsrsrsrsrs- estou preparando novidades para o blog. Aguardem!
Volto domingo que vem.

DEU NO TWITTER:

.EuNãoEstavaBêbado.-vamo twittar, porque estudar dá preguiça, comer engorda, beber te deixa caindo e amar tá foda.
∞ Piadas Malignas ∞
"pai me da o controle da tv o sr tá dormindo" "to ouvindo"
PIADINHA DO BLOG:

Aprendendo a Lei da Vida
Num rio bem largo, de travessia difícil, um barqueiro atravessava as pessoas de um lado para o outro.

Em uma das viagens, iam um advogado e uma professora. No meio do trajeto, o advogado pergunta ao barqueiro:
— Companheiro, você entende de leis?
— O barqueiro responde com simplicidade:
— Não.

E o advogado:
— É pena, você perdeu metade da vida!

A professora também entra na conversa:
— Seu barqueiro, você sabe ler e escrever?

O barqueiro balança a cabeça:
— Também não.

— Que pena! Você perdeu metade da vida!

Nisso chega uma onda bastante forte e vira o barco. O canoeiro preocupado, pergunta:
— Vocês sabem nadar?

Os dois respondem:
— Não!

— Então é uma pena - conclui o barqueiro - Vocês perderam toda a vida!
O BLOG DO NEGROCHARME É ESCRITO AOS DOMINGOS. OU SE ELE NÃO FOR COMPRAR VASELINA.