Hoje, Dia da Consciência Negra, não é apenas um feriado. Para muitos a data tem um significado muito importante, pois representa a luta por igualdade racial e social. Não é só contra o racismo que luta o povo negro, e sim, contra a injustiça social, contra o preconceito e o racismo que ainda imperam no país..
A luta de Zumbi foi uma tentativa à época, de inclusão dos negros na sociedade, foi uma luta contra os maus tratos, contra os desmandos dos Senhores de Engenho, que usavam de violência contra os negros. Foi uma luta contra o açoite, contra a chibata e contra a opressão e, o trabalho escravo. E essa luta persiste até hoje, pois a desigualdade racial se estende até à desigualdade social, como a falta de emprego, de melhores condições em saneamento básico, saúde e acesso a educação de qualidade. E isto reflete em toda sociedade.
A verdade é que vivemos novos problemas como a falta de oportunidades, e salários mais baixos para os negros, quando ocupam o mesmo cargo que os brancos. Ainda nos deparamos com a recusa de pessoas em entrar no elevador ao avistar um negro, ou até mesmo chegar ao absurdo de impedir o acesso do mesmo. Hoje luta-se para a inclusão do negro num cenário mais amplo, uma melhor imagem, que não seja só futebol e samba, mulatas em trajes seminus para recepcionar turistas e a violência nas favelas.
Precisamos do sistema de cotas, mas precisamos mais ainda de ensino básico de qualidade e de uma formação escolar mais técnica, e assim preparar melhor para o acesso às universidades. Precisamos ter mais referências em todos os setores da sociedade, - o ministro Joaquim Barbosa é a maior delas no momento - precisamos dizer aos jovens que a luta de Zumbi não foi em vão, e nem tão pouco para virar apenas um feriado.
Precisamos cobrar das autoridades um melhor acesso das mulheres negras à exames de saúde, como os que detectam o câncer de colo do útero por exemplo. Precisamos dar um basta na ideia de inferioridade só por causa da cor da pele. Precisamos nos conscientizar todos os dias. Sejamos negros, brancos, índios.
Vale lembrar que não é só um feriado, e sim, uma forma de ressaltar a cultura, o valor e a luta de um povo que muito contribuiu para o crescimento de muitas nações.
Vale lembrar que não é só um feriado, e sim, uma forma de ressaltar a cultura, o valor e a luta de um povo que muito contribuiu para o crescimento de muitas nações.
Precisamos tirar as amarras deste tempo que mancha a história do Brasil e que deixa sequelas até hoje em toda a sociedade, precisamos limpar essa sujeira chamada racismo que ainda existe de forma clara, e não velada, que vivenciamos no cotidiano. Não é só um feriado! É sim, um momento de reflexão para todos, negros e brancos que desejam um país com mais justiça social e igualdade entre todos.
Salve a negritude! Salve todos os meus ancestrais! Viva a África! Esta nação que está enraizada em nossas vidas. Salve a capoeira! Salve a dança! Salve o Semba! Salve o Samba! Salve Jêje, Nagô e Angola! Salve os Orixás e o Candomblé! Salve a todo negro que deseja seu lugar ao sol, mas não fica deitado em berço esplêndido! Enfim, devemos ter a consciência de que temos muito por fazer, temos muito pelo que lutar para que tenhamos mais igualdade e respeito.
Salve o negro! Salve Zumbi! Salve Candeia! Salve Martinho! Salve Ivone Lara! Salve Joaquim Barbosa! Salve Donga! Salve o Semba! Salve o Samba!
E para terminar, deixo aqui os versos de um belo samba imortalizado na voz de Dona Ivone Lara:
"Um sorriso Negro/um abraço Negro
Traz felicidade
Negro sem emprego/fica sem sossego
Negro é a raiz da liberdade"
O blog está voltando. Já está de cara nova! Até mais, negada!
Parabéns meu amigo. O blog ficou legal, você é bem versátil. A foto do cabeçalho ficou engraçada, parece foto do início do século XX, com esse corte que você deu.
ResponderExcluirConte comigo para o que der e vier!
Obrigado, meu amigo! Só agora vi seu comentário. Estou voltando a escrever no blog e só vou definir o dia e a frequência, pois tenho de conciliar com o período final da faculdade, pois o TCC toma tempo e exige estudo mais detalhado. Fico feliz por ter gostado e espero que divulgue para que eu possa aprimorar o que escrevo para muitas outra pessoas. Mais uma vez obrigado. Abraço.
Excluir