Já são pouco mais de dois anos desde a última postagem e o mundo deu mil voltas, muita coisa aconteceu e os políticos; ah, os políticos! - continuam os mesmo. Ou até piores. Então vamos à luta!
Tudo ao mesmo tempo agora. Copa do mundo, eleições, pré-Olimpíadas - eu sei que faltam dois anos - mas os acontecimentos está aí e fico a pensar no tal "legado" que eles podem deixar para a sociedade. A começar pelos jogos Pan Americanos, no Rio, não teremos legado algum. Eu pelo menos não acredito. O que teremos é o mar de lama da corrupção sendo exposto e jogado ao vento, haja vista o valor dos estádios que tiveram de ser construídos para a copa.
Os valores beiram o absurdo e chegam ao escárnio com o povo brasileiro. Acredito que um evento como esse, e incluo também a Olimpíada; deveria só vir para o país, caso o mesmo tivesse estrutura. Não temos uma educação de qualidade, com escolas bem estruturadas, professores bem remunerados e valorizados pelo poder público, pelos pais e pelos alunos. Em vários lugares do país crianças não têm acesso à escola, pois as estradas de terra não suportam o transporte público. Principalmente quando chove. A saúde pública é um caos! Não há, por parte do poder público, interesse em acabar com o problema grave dos hospitais superlotados, alguns sem a menor condição humana de receber pacientes que procuram atendimento digno.
E ainda temos a corrupção. Ah, a corrupção! Essa voraz e covarde criatura que absorve a saúde, a educação, o saneamento básico, a infra-estrutura e mata a população aos poucos. E os políticos, estão aí para beneficio próprio e de seus pares, e pouco se importam em fazer algo para a sociedade. Pobre Brasil.
Assisti a entrevista do presidente do STF, Joaquim Barbosa, ao jornalista Roberto D'Avila na Globo News, e uma frase me marcou quando Roberto D'Avila fala sobre educação e o ministro diz "a educação foi negada". E aí me vem à cabeça o mi-mi-mi que assola a internet, quando os internautas dissertam sobre Joaquim Barbosa, seus estudos e conhecimentos. O presidente do STF é uma pessoa diferenciada, veio ao mundo com um alto grau de inteligência e aproveitou as oportunidades que teve. Filho de pais, trilhou um caminho diferente de muitos negros no Brasil. Na sua época a educação também foi negada, mas o mesmo teve oportunidades e as aproveitou, repito. Todos têm? Não. Como já disse acima, várias cidades do país não possuem estrutura, escola, professor e os mandatários pouco se importam.
A frase de Joaquim comprova o que vemos até hoje. A educação é negada. É negada quando existem escolas sem portas, sem carteiras, cadeiras e teto com rachaduras provocando goteiras quando chove. É negada quando o investimento é mínimo por parte dos governos - eles preferem o povo sem instrução, sem estudos, sem esclarecimentos, assim é mais fácil ser manipulado -, é negado quando o MEC é apenas um cabide de emprego para ministros sem conhecimento da pasta, e alunos de universidades têm seus sonhos destruídos, como no caso da UGF e UC. A educação é negada quando os pais transferem a responsabilidade de educar para a escola - quando falamos em educação por parte das escolas é de forma genérica, pois nela aprendemos conteúdo técnico - e não dão a educação, não ensinam a respeitar e a ter o limite que os filhos deveriam ter. Nós, enquanto sociedade, temos também nossa responsabilidade em todo o processo e podemos sim cobrar, exigir e fazer nossa parte. É negada quando o poder público entrega meninos e meninas ao tráfico, e os esquecem dentro de morros e favelas por mais de cinquenta anos, fazendo com que escolas, creches e assistência social façam parte de um imaginário longínquo dessas pessoas. Agora o poder público quer pacificar. Como se o primeiro passo é com a educação e esta é negada? Joaquim Barbosa deve servir de exemplo de superação? Sim, pois chegou onde chegou por méritos. Mas a educação precisa chegara todos. Caso contrário, ficaremos todos no mi-mi-mi da internet achando fácil chegar longe como chegou o ministro. E não é.
Amenidades.
Um sintoma de como a sociedade vai mal é quando todos estão preocupados em criticar a operação plástica no nariz da Anitta do que o que está fazendo o deputado que escolheu para eleger. Nas redes sociais bombardeiam a cantora sem o menor pudor, mas não sabem se o deputado escolhido está envolvido em escândalos. Fica difícil ter uma sociedade melhor quando apenas se toma conta da vida dos outros e não se fiscaliza quem realmente tem de fazer por nossas vidas.
Ecos do carnaval.
E quem diria que no desfile das campeãs a Beija-Flor de Nilópolis não estaria presente? Sinal dos tempos?
Recalque.
Quem diria que Vasleska Poposuda iria frenquentar até os programas nobres globais? Dia desses ela estava no programa Ana Maria Braga. Sinal dos tempos - parte II?
Dúvida.
Afinal de contas, #vai ter copa ou #não vai ter copa?
E para finalizar, convido a todos para curtir minha página sobre poesias no Facebook:
https://www.facebook.com/pilulasdepoesia
Vale a pena.
"Quer dizer que mesmo com toda a tecnologia do mundo, satélites e a espionagem americana, não conseguiram achar o avião? Tá bom."
ES TY LING, chinês que mora no Brasil, vende pastel de cane, queso e flango e é filósofo nas horas vagas, dando uma alfinetada.
PIADINHA DO BLOG:
No tribunal o juiz interroga uma mulher que assassinou o marido com 57 tiros e 34 facadas:
— Qual foi o motivo do assassinato? — pergunta ele, enfático.
— Ah, ele me falou uma coisa que eu não gostei muito...
— Ah, é? O que foi que ele disse para provocar tamanha ira?
— Ele acordou e disse, meio sonolento: "Bom dia, Danizinha... Amor da minha vida!"
— Ué! Mas o que tem de errado nisso? — perguntou o juiz, inconformado.
— Meu nome é Jéssica, meritíssimo! Jéssica!
PANO RÁPIDO.
O BLOG DO NEGÃO VOLTA DOMINGO. OU SE ELE NÃO ERRAR O NOME DA NEGA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário